Está querendo discutir por horas a fio? Aqui pode ser o seu lugar!
  • 1
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7

Sudit
  •  48219 posts
  •  

Eu vo dar um exemplo do que deve estar acontecendo na Bolivia.

Imagina no Brasil, nas favelas, o povo não paga conta de luz, eles fazem gato no poste e possuem eletricade gratis.
    Chega o governo e resolve cortar a luz, qual será a reação da população das favelas?
    Vão sair para a rua incendiar onibus, destruir comercio.

Quando a população se acostuma com alguma comodidade, a reação delas ao perder isso nunca é passiva, mas sim incrivelmente violenta.

Penso que isso corre na Bolivia, tem grupos que lucraram demais nos 15 anos de Evo Morales, e principalmente quando um governo dura tanto assim, se perde o costume de transição politica, os grupos próximos ao governo tem a ideia que os beneficios é para serem vitalicios.

Morreram gente na Bolivia? com certeza não está acontecendo uma manifestação passiva pró Evo Morales, mas sim extremamente agressiva.

Um dia tava vendo sobre revolução francesa, e após a queda da monarquia foram 5 anos de terror na França. Os grupos que derrubaram o rei brigavam por ter poder absoluto, e as ideias de governo eram bastante caóticas. Vi que teve uma época lá que todo mundo podia ser acusado de traição e ser executado, bastava apenas alguem ouvir vc reclamar do governo, ou um vizinho não ir com tua cara e te denunciar, a pessoa ia para a guilhotina.
    Milhares de pessoas devem ter sido executadas nesses anos negros, até que com o passar do tempo se estabilizou.

Ocorre algo parecido com essas "ditaduras", muitas são prejudiciais ao crescimento de uma nação, mas são tantos anos com o mesmo governo que a transição acaba sendo extremamente dificil e violenta. E isso tbm envolve os politicos opositores que se veem do nada com todo o poder nas mãos, e querem ditar suas próprias regras.

Como evitar ao máximo esse caos? Acho que respeitando uma constituição ajuda, evitar que um mesmo governante fique em demasia no poder, criando uma dependencia para seu grupo interno.
    A constituição é uma forma de proteção para o povo contra tiranias e abuso de poder. Se vc destroi uma constituição para ganhar um poder vitalicio, vc acaba destruindo a base de um país, e as transições são incrivelmente violentas e caoticas.

Touro Mecânico
  •  11093 posts
  •  

Uma boliviana que fez intercâmbio na minha facul tá o tempo todo detonando o Evo no Facebook. Lembro que ela vivia falando mal de lá, pra ela minha cidade era um paraíso (isso pq é interior, não tem nada demais aqui).
    Editado pela última vez por Touro Mecânico em 07/07/2020, 02:02, em um total de 1 vez.

Chico Brito
  •  15020 posts
  •  

Espero que isto não afete as coisas lá ($$$$)

abdulzido
  •  5091 posts
  •  

Touro Mecânico escreveu: Uma boliviana que fez intercâmbio na minha facul tá o tempo todo detonando o Evo no Facebook. Lembro que ela vivia falando mal de lá, pra ela minha cidade era um paraíso (isso pq é interior, não tem nada demais aqui). Mas quem manja mesmo são os doentões maconheiros formados em ciências sociais nas federais aqui do Brasil, mesmo sem nunca terem pisado na Bolívia.
    É sério isso? sua evidência é o depoimento de uma pessoa aletória do país? :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

Vou nem entrar no mérito da situação da bolívia, até porque não tenho conhecimento suficiente para debater sobre isso, mas bolívia está bem economicamente cara, o país, apesar de pobre, é um dos mais crescem no continente há um bom tempo. Não foi crise econômica que levou o caos que vemos hoje, mas política.

Bruceexx
  •  8160 posts
  •  

abdulzido escreveu:
    Touro Mecânico escreveu: Uma boliviana que fez intercâmbio na minha facul tá o tempo todo detonando o Evo no Facebook. Lembro que ela vivia falando mal de lá, pra ela minha cidade era um paraíso (isso pq é interior, não tem nada demais aqui). Mas quem manja mesmo são os doentões maconheiros formados em ciências sociais nas federais aqui do Brasil, mesmo sem nunca terem pisado na Bolívia.
    É sério isso? sua evidência é o depoimento de uma pessoa aletória do país? :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

Vou nem entrar no mérito da situação da bolívia, até porque não tenho conhecimento suficiente para debater sobre isso, mas bolívia está bem economicamente cara, o país, apesar de pobre, é um dos mais crescem no continente há um bom tempo. Não foi crise econômica que levou o caos que vemos hoje, mas política.
    Engraçado que é o mesmo argumento sobre Cuba

No Chile vc é PHD da situação por lá 8-)
    mf84  isso

abdulzido
  •  5091 posts
  •  

Bruceexx escreveu:
    abdulzido escreveu:

e preciso ser perito para saber se um país está bem economicamente ou em crise? e o que bolívia tem a ver com cuba? bolívia tem economia de mercado.

Bruceexx
  •  8160 posts
  •  

abdulzido escreveu:
    Bruceexx escreveu:
    abdulzido escreveu:

e preciso ser perito para saber se um país está bem economicamente ou em crise? e o que bolívia tem a ver com cuba? bolívia tem economia de mercado.
    :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

Bolívia é full estado como a China, só não é tudo estatal pq o Evo precisava da ajuda das empresas de lá pra se manter no poder

PQD_Nascimento
  •  2222 posts
  •  

Brasil esteve muito perto de ser uma Bolívia / Chile / Venezuela / Argentina. Graças a D'us, temos o Mito. :emocao:

Samo
  •  4000 posts
  •  

Porra, o aliado dele na Venezuela tá com a corda no pescoço.

Só se fosse burro ia pra lá.

Esse Milton Neves não sabe juntar 2 + 2.

abdulzido
  •  5091 posts
  •  

Samo escreveu: Porra, o aliado dele na Venezuela tá com a corda no pescoço.

Só se fosse burro ia pra lá.

Esse Milton Neves não sabe juntar 2 + 2.
    O que importa é lacrar.

.Kiko.
  •  36272 posts
  •  

Poste de Evo Morales lidera na Bolívia
    Mundo 17.02.20 12:18

Luis Arce, candidato apoiado pelo ex-presidente Evo Morales na eleição boliviana, aparece na liderança em uma pesquisa divulgada ontem.

De acordo com o levantamento feito pelo instituto Ciesmori, o poste de Morales tem 31,6% das intenções de voto, bem à frente de Carlos Mesa (17,1%), o segundo colocado.

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, está em terceiro lugar, com 16,5%.

Em seguida, aparecem Luis Fernando Camacho (9,6%) e o pastor evangélico Chi Hyun Chung (5,4%). Os demais candidatos não chegam a 2% das intenções de voto.

O primeiro turno das eleições presidenciais na Bolívia acontece no dia 3 de maio.

Se um candidato obtiver 40% dos votos válidos ou uma vantagem de dez pontos percentuais sobre o segundo colocado, vence a eleição já no primeiro turno. Caso isso não ocorra, o segundo turno acontecerá no dia 14 de junho.

Imagem

Reloaded
  •  5594 posts
  •  

:lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

america latrina eterna

esse lixo nao tem salvação.

o povo nunca vai mudar, não adianta.

Alric
  •  9371 posts
  •  

Mesma coisa que Argentina 2019
    Quase o mesmo no Brasil 2018 e provavelmente será em 2022
    Reloaded  isso
    • 1
    • 3
    • 4