Glorious PC gaming master race vs. dirty console gaming peasants

• 1
  • 140
  • 141
  • 142
  • 143
  • 144
  • 146

songohan2
  •  27495 posts
  •  

De novo, eu não sei se o Tigass está certo ou errado. Ele pode estar certo até, inclusive. Não nego isso aí.

Só que acho que não tem como afirmar se a gente não sabe nem quanto o jogo vendeu. Aí só entra especulação.

Mas é estranho mesmo o jogo perder tanto as pernas. Tlous 1 também foi assim?

Tigass
  •  21453 posts
  •  

songohan2 escreveu: De novo, eu não sei se o Tigass está certo ou errado. Ele pode estar certo até, inclusive. Não nego isso aí.

Só que acho que não tem como afirmar se a gente não sabe nem quanto o jogo vendeu. Aí só entra especulação.

Não é especulação vazia, é cruzamento de dados. Pega pequenas partes de dados e monta uma análise dedutiva, se não pudesse fazer isso não existiria especulação monetária, investigação policial e uma caralha de ciências empíricas.

Quanto a perda de pernas, pelo contrário, o primeiro jogo começou ok e ganhou uma sobrevida absurda com o tempo, boca a boca e a versão do PS4.

O público não curtiu os rumos da história do segundo, além da forçação de barra nas agendas política. No meio de um jogo de zumbi tem lacrada de perseguição a judeus e lésbica de sovaco cabeludo, eu até achei que, nesse contexto, ele vendeu bem demais.

ai caramba
  •  31567 posts
  •  

certeza que essa bosta flopou e ta no damage control fudido

espero que role cabeças, especialmente do diretor demente

songohan2
  •  27495 posts
  •  

Tigass escreveu:
    songohan2 escreveu: De novo, eu não sei se o Tigass está certo ou errado. Ele pode estar certo até, inclusive. Não nego isso aí.

Não é especulação vazia, é cruzamento de dados. Pega pequenas partes de dados e monta uma análise dedutiva, se não pudesse fazer isso não existiria especulação monetária, investigação policial e uma caralha de ciências empíricas.

Quanto a perda de pernas, pelo contrário, o primeiro jogo começou ok e ganhou uma sobrevida absurda com o tempo, boca a boca e a versão do PS4.

O público não curtiu os rumos da história do segundo, além da forçação de barra nas agendas política. No meio de um jogo de zumbi tem lacrada de perseguição a judeus e lésbica de sovaco cabeludo, eu até achei que, nesse contexto, ele vendeu bem demais.
    Vendo por esse ponto, se o jogo realmente não passou das 10 milhões de unidades, deve ter sido um baque pros caras.

Mas aí tem que ver qual foi a margem de lucro, se tava dentro do aceitável ou se foi bem abaixo, etc.

songohan2
  •  27495 posts
  •  

Na verdade, eu meio que concordo contigo, o jogo deve ter vendido bem abaixo do esperado se pegar vendas totais e comparar com o primeiro jogo. Vendo que o primeiro jogo passou das 17 milhões de unidades no total, deve ser abaixo do esperado ele alcançar tipo 7 na sequência. Mas vamos ver se o PS5 dá um gás nele também, assim como aconteceu com o Tlous remastered.

Eu só não sei dizer se é realmente um abacaxi financeiro, me parece muito mais complexo de se afirmar.

ai caramba
  •  31567 posts
  •  

songohan2 escreveu: Na verdade, eu meio que concordo contigo, o jogo deve ter vendido bem abaixo do esperado se pegar vendas totais e comparar com o primeiro jogo. Vendo que o primeiro jogo passou das 17 milhões de unidades no total, deve ser abaixo do esperado ele alcançar tipo 7 na sequência. Mas vamos ver se o PS5 dá um gás nele também, assim como aconteceu com o Tlous remastered.

Eu só não sei dizer se é realmente um abacaxi financeiro, me parece muito mais complexo de se afirmar.
    não deve dar boost no ps5 pq tem retrocompatilidade

engraçado que vi mó galera testando God of War, Ghost of Tsushima, Bloodborne no PS5 e The Flop of Us 2 foda-se total :lol:

Ninguém gostou dessa bomba essa é a vdd. Quem defende ou é lacrador ou é tipo o bitela

vilela_09
  •  31176 posts
  •  

songohan2 escreveu: Na verdade, eu meio que concordo contigo, o jogo deve ter vendido bem abaixo do esperado se pegar vendas totais e comparar com o primeiro jogo. Vendo que o primeiro jogo passou das 17 milhões de unidades no total, deve ser abaixo do esperado ele alcançar tipo 7 na sequência. Mas vamos ver se o PS5 dá um gás nele também, assim como aconteceu com o Tlous remastered.

nego está viajando, esses 20k do 1 foi durante 7 anos, no começo ele foi na mesma pegada do 2

no ps3 depois de anos chegou em 8k, o resto dos 20k foram no ps4

Imagem

Tigass
  •  21453 posts
  •  

Gordão tá desesperado.

Mas não a ponto de comprar um PS4 + TLOU2 pra ajudar a situação de abacaxi financeiro da Naughty Dog.

dinobass
  •  31365 posts
  •  

Joguei umas 2h desse Tlou 2 e não deu vontade de continuar, mas se bem que ultimamente estou sem cabeça pra games, larguei vários por agora, Control, Ghost of Tsushima, Crash Bandicoot 4, Horizon 3 e mais alguns.

Bliss
  •  32557 posts
  •  

Tigass escreveu: @Bliss tão falando aqui que investimento de 6 anos sem sequer certeza de break even é sucesso.
    Rapaz, esse fórum é tão sonysta que os fanboy dão um jeito até de se fazerem crer que o balanço positivo de um exclusivo foi favorável e o jogo deu lucro, mesmo que todas informações disponíveis apontem para o contrário.

The Last of Us 2 ficou 6 anos em desenvolvimento e contou com 2 mil pessoas trabalhando na produção. Em se tratando de um AAA 1st party, system seller, carro chefe da plataforma, dá pra jogar o orçamento de produção do jogo na casa dos 150 milhões, aproximadamente. Já o orçamento de Marketing de um produto de mídia geralmente gira em torno de 50% a 90% do orçamento de produção, então dá pra por aí vai, no mínimo, uns 90 milhões. O orçamento TOTAL nesse caso seria de 240 milhões de dólares.

Bom, agora, aos números totais. O player count total do título é de 6.8 milhões, a estimativa de cópias digitais é de 2.8 milhões desses 6.8, e considerando que a cada título vendido foi vendido a 60usd (descontando edições especiais, sales etc), o cálculo ficaria um pouquinho complexo, mas vamos lá.

A distribuição do faturamento de um jogo de 60 dólares versão retail é assim

Imagem

Então primeiro vamos pensar na Naughty Dog, que é desenvolvedora.

Da parte da ND são 4mi*7, o que daria 28 mihões, esse é o valor que vai direto para a dev.

Para a Sony vão os 7 dólares do royalties da plataforma + 27 da publisher, ou seja 36

Então 4mi*36 daria 144 milhões

Agora vamos falar das vendas digitais.

Se forem 2.8 milhões mesmo, e considerando que desse valor 30% vão para a proprietária da loja (Sony) a distribuição fica assim

2.8mi*60 dá 168 milhões, descontando a margem de lucro da loja digital (e seus royalties) é de 50 milhões, o lucro líquido das vendas digitais dá 118 milhões, e considerando que tanto a Sony como a ND tenham um acordo de split 50%/50%, dá 89 milhões pra cada uma.

Então, para a Naughty Dog o retorno financeiro do jogo foi 89+28= 117 milhões

Para a Sony a fatia fica um pouco mais favorável, já que 144+89= 233 milhões

Juntando as duas e subtraindo pelo orçamento total, daria 117+233-240= 110 milhões de dólares

Então a conclusão é: Para a Sony tá de boas, o jogo teve um profit, talvez não tão grande como o esperado, mas teve. Considerando que era a maior aposta do ano, talvez fique um gosto amargo.

Já para a Naughty Dog o jogo basicamente apenas se pagou, um tanto decepcionante.

A pergunta que fica então: Se o jogo não teve o retorno esperado para a distribuidora, e para a desenvolvedora ele basicamente apenas se pagou, vale a pena arriscar uma continuação em um jogo com a imagem desgastada pelas decepções de alguns fãs que não gostaram dos rumos da história?

Whatever
  •  26436 posts
  •  

Tomara que tenha flopado mesmo pra verem que não adianta só fazer uma obra prima tecnicamente enquanto fazem o que quiserem com a história

vilela_09
  •  31176 posts
  •  

agora diniz faça as contas ai de 1 real para dividir entre todos os jogos do mendigopass

:lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

dinobass
  •  31365 posts
  •  

Com essas lacracoes e obrigação de jogar com machorras tomboys, por mim poderia ter vendido menos ainda. Acho que é o primeiro jogo da ND que joguei e não encheu os olhos, mas ne, joguei 2h.

dinobass
  •  31365 posts
  •  

vilela_09 escreveu: agora diniz faça as contas ai de 1 real para dividir entre todos os jogos do mendigopass

500 milhões de dólares do Halo Infinite, acho que esse dinheiro não vai voltar. :lolsuper:

Bliss
  •  32557 posts
  •  

vilela_09 escreveu: agora diniz faça as contas ai de 1 real para dividir entre todos os jogos do mendigopass

O que o gamepass tem a ver com last of us?

você tem problema mental?

Aliás nem deveria chamar de mendigopass, já que 1 real é a única coisa que você tem condições financeiras pra arcar

Mortal Kombat
  •  24280 posts
  •  

Não sei se você já leu os spoilers
    Mas o gameplay com a Abby é praticamente o mesmo que o primeiro com o Joel, mas sendo sincero eu acho a parte dela bem superior ao da Ellie.

E2EK1EL
  •  15256 posts
  •  

Bliss escreveu:
    Tigass escreveu: @Bliss tão falando aqui que investimento de 6 anos sem sequer certeza de break even é sucesso.
    Rapaz, esse fórum é tão sonysta que os fanboy dão um jeito até de se fazerem crer que o balanço positivo de um exclusivo foi favorável e o jogo deu lucro, mesmo que todas informações disponíveis apontem para o contrário.

The Last of Us 2 ficou 6 anos em desenvolvimento e contou com 2 mil pessoas trabalhando na produção. Em se tratando de um AAA 1st party, system seller, carro chefe da plataforma, dá pra jogar o orçamento de produção do jogo na casa dos 150 milhões, aproximadamente. Já o orçamento de Marketing de um produto de mídia geralmente gira em torno de 50% a 90% do orçamento de produção, então dá pra por aí vai, no mínimo, uns 90 milhões. O orçamento TOTAL nesse caso seria de 240 milhões de dólares.

Bom, agora, aos números totais. O player count total do título é de 6.8 milhões, a estimativa de cópias digitais é de 2.8 milhões desses 6.8, e considerando que a cada título vendido foi vendido a 60usd (descontando edições especiais, sales etc), o cálculo ficaria um pouquinho complexo, mas vamos lá.

A distribuição do faturamento de um jogo de 60 dólares versão retail é assim

Imagem

Então primeiro vamos pensar na Naughty Dog, que é desenvolvedora.

Da parte da ND são 4mi*7, o que daria 28 mihões, esse é o valor que vai direto para a dev.

Para a Sony vão os 7 dólares do royalties da plataforma + 27 da publisher, ou seja 36

Então 4mi*36 daria 144 milhões

Agora vamos falar das vendas digitais.

Se forem 2.8 milhões mesmo, e considerando que desse valor 30% vão para a proprietária da loja (Sony) a distribuição fica assim

2.8mi*60 dá 168 milhões, descontando a margem de lucro da loja digital (e seus royalties) é de 50 milhões, o lucro líquido das vendas digitais dá 118 milhões, e considerando que tanto a Sony como a ND tenham um acordo de split 50%/50%, dá 89 milhões pra cada uma.

Então, para a Naughty Dog o retorno financeiro do jogo foi 89+28= 117 milhões

Para a Sony a fatia fica um pouco mais favorável, já que 144+89= 233 milhões

Juntando as duas e subtraindo pelo orçamento total, daria 117+233-240= 110 milhões de dólares

Então a conclusão é: Para a Sony tá de boas, o jogo teve um profit, talvez não tão grande como o esperado, mas teve. Considerando que era a maior aposta do ano, talvez fique um gosto amargo.

Já para a Naughty Dog o jogo basicamente apenas se pagou, um tanto decepcionante.

A pergunta que fica então: Se o jogo não teve o retorno esperado para a distribuidora, e para a desenvolvedora ele basicamente apenas se pagou, vale a pena arriscar uma continuação em um jogo com a imagem desgastada pelas decepções de alguns fãs que não gostaram dos rumos da história?
    Po, curti sua teoria, faz bastante sentido.

Ou seja, pra Sony tanto faz já que o dinheiro tá entrando, agora pra ND nem tanto. Tem que rever esse plano aí de lacração, deixar algo menos forçado, tentar agradar geral pra vender mais.

Ainda acho que vai ter uma continuação ou um spin-off de tlous, tem muita história pra ser contada e esse gameplay é muito bom, não pode se perder assim.

Enviado de meu M2003J15SC usando o Tapatalk

E2EK1EL
  •  15256 posts
  •  

Bolatti Deusudo escreveu:Mas não to achando ruim. Tá no 7.5 ~8 do primeiro. E realmente acho estranho alguém que achou o primeiro uma master piece odiar esse. Mas ainda to muito no começo.
    O jogo é bom, um 8/8.5 sólido, mas mais pelo gameplay e gráficos do que pelo enredo.

E acho que vai ganhar o goty mesmo com nota "baixa", pq tecnicamente é o melhor mesmo, gráficos, sons, level design, opções de jogabilidade, etc

Enviado de meu M2003J15SC usando o Tapatalk

Maze
  •  611 posts
  •  

O único problema dessas comparações pra falar que o jogo foi um abacaxi financeiro é que tão comparando com o antecessor, que no mesmo período vendeu menos que o TLOUS2.

Mas como teve toda a polêmica da história e não vai ter um remaster em outro console, é bem capaz que fique abaixo do primeiro mesmo, daqui um ou dois anos vai dá pra cravar..

E a ND é da Sony, tanto faz se ela tá tendo lucro dela ou não, no final das contas vai centralizar na Sony mesmo.
    • 1
    • 140
    • 141
    • 142
    • 143
    • 144
    • 146

MENSAGENS RECENTES

Levei minha mãe ontem pra segunda dose. Fui[…]

Cristianismo é anti-capitalista, logo ele[…]

Será que o sudit digita esses textos usando[…]

O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012