Glorious PC gaming master race vs. dirty console gaming peasants

ai caramba
  •  30852 posts
  •  

Rules escreveu: Maior salto foi do Snes pro N64
    Quando Mario 64 saiu minha mente explodiu
    até o maconheiro tem mais neurônio que os users desse tópico

Sudit
  •  48104 posts
  •  

Po, isso de saltos...

Snes não saltou direto para o N64, houve uma progressão, N64 saiu 1 ano e meio depois do PS1 e Saturn. Houve uma evolução naquela época.

Console transitorio entre "PS1 e PS2" seria o DC, mas durou pouco.
    Shenmue e principalmente Soul Calibur foi algo absurdo para a época. Mas o console morreu com 1 ano de vida.

Ai quando saiu o PS2 um Gran Turismo 3 era algo espetacular.

N64 teve uma decepção pq ele era muito inferior do que se esperava.
    Vale lembrar que havia publicidade que Cruis'n USA e Killer Instinct rodavam no fliperama apenas com uma parte do hardware do "Ultra64".
    Quando finalmente o N64 saiu, e com esses jogos sendo adiados por muitos meses, eles eram muito inferiores as versões do fliperama...

E outra, o Snes não pulou do Super Mario World para o N64 com Mario 64.
    Snes teve Donkey Kong Country que graficamente era impressionante.

vilela_09
  •  30179 posts
  •  

sudit dando aula no tópico, quem diria

Tonhão do fax
  •  36456 posts
  •  

que discussão de quem tem pinto pequeno

foda-se de quando foi maior o salto

Banido
  •  135 posts
  •  

Minha maior lembrança de "salto" de geração foi quando vi Resident Evil e Metal Gear Solid pela primeira vez na locadora. Eu tinha um Super Nintendo na época.

Da geração 8b para 16b as mudanças foram mínimas. Mais paletas de cores, jogos um pouco maiores, melhor estruturados... mas era só isso. Nenhuma inovação em termos de mecânica. O NES tinha o seu Mario 3... O SNES um Yoshi's Island com gráficos melhores mas era só isso.

O salto foi muito maior com Metal Gear Solid, por exemplo.

Já acho o salto do PS1 para o PS2 menor. A diferença era gráfica praticamente. Nada realmente novo surgiu a não ser a contagem de polígonos na tela maior.

ai caramba
  •  30852 posts
  •  

Passando pra falar que estou jogando GTA 3 no Switchão da massa :bigode:

Locke
  •  15879 posts
  •  

Guilherme escreveu: É o jogo que mais causou impacto da história dos games.
    Deve ser top 5. Acredito que o campeão é Mario 64.

Bruceexx
  •  8095 posts
  •  

Assim como o clássico CS na Lan House, WE, Fifa 98, Gran Turismo, NFS e Drive, marcou minha adolescência.

Última vez voltei a zerar deve ter uns 4 anos, quando o Funky começou a série tive que jogar tbm, muita nostalgia. GTA 3 é underrated pq VC e SA vieram logo depois, mas sem dúvidas foi hiper revolucionário, só estranhava o Claude ser mudo :lol:
    Editado pela última vez por Bruceexx em 07/01/2021, 23:15, em um total de 1 vez.

Locke
  •  15879 posts
  •  

Uma história que serve para ilustrar o salto 16 > 32/64 é a de Star Fox 2. O jogo estava pronto para ser lançado em 1995. O cartucho usava um chip especial para extrair ao máximo da capacidade gráfica do SNES. Mas quando a Nintendo viu que a nova geração tornaria ridículos aqueles gráficos de lego low poly, desistiu de lançar. Só mesmo em 2017 encontrou a luz do dia.

Imagem

Guilherme
  •  24530 posts
  •  

Locke escreveu:
    Guilherme escreveu: É o jogo que mais causou impacto da história dos games.
    Deve ser top 5. Acredito que o campeão é Mario 64.
    Pra mim, isso é muito esquisito (assim como pode parecer pra você o meu ponto de vista).
    Quando joguei Mario 64 pela primeira vez, eu achei muito estranho o jogo em 3D e eu não curti muito na época, então o impacto acabou sendo meio negativo, sendo que até hoje eu torço o nariz para jogo de plataforma em 3d (nunca gostei de crash, por exemplo).

Por outro lado, eu gostava daquele GTA super limitado só pela liberdade, então um GTA numa cidade 3d de fato era tão surreal e incrível que eu não consigo igualar a nenhuma outra sensação com videogames.

Menção honrosa fica para aquele WE feioso do ps1 para os do ps2, que era uma delícia jogar.

Locke
  •  15879 posts
  •  

Tanto GTA 3 quanto Mario 64 basicamente fundaram um subgênero novo (plataforma 3D, open world 3D sandbox). Não são os primeiríssimos a serem lançados, mas estavam sendo desenvolvidos ao mesmo tempo em que foram lançados os primeiros, e são os que todo mundo jogou.

Tanto um quanto o outro estavam graficamente bem além de jogos similares à época.

Os dois geraram uma porção de clones, alguns bem sucedidos, outros nem tanto.

Os dois se tornaram "standard", no sentido de que qualquer jogo do subgênero será imediatamente comparado com eles ou com seus sucessores (atualmente GTA5 e Mario Odyssey).

Para mim o que coloca Mario 64 um pouco à frente são dois fatores. O primeiro é ser MUITO jogado até hoje. Acredito que se deve ao gameplay, que continua ultraprazeroso até hoje. O jogo é o mais popular em speedruns, seu relançamento foi um sucesso e fãs doentões recentemente portaram o título para PC. O segundo é que Mario 64 introduziu uma mecânica importantíssima que extrapolou seu gênero e respingou inclusive em GTA 3, que é o controle livre e interativo da câmera pelo jogador.

Sam Fisher SC
  •  32118 posts
  •  

eu lembro a primeira vez q eu joguei o we5 praps2
    tava rolando um campeonato de we4 numa locadora aqui de guarulhos, tinha umas 5, 6 tv com todo mundo jogando ps1
    e tinha uma so tv com ps2 recem lançado e esse we
    malandro a primeira vez q eu vi aquilo foi um bum na cabeça, aquilo pra mim era "real", foi um negocio inexplicavel

quando joguei gta 3 foi um negocio foda tb, aquela sensação de liberdade, a cidade gigante, vc podendo fazer praticamente oq quiser, pegar um taco de baseball e bater numa veinha na rua, roubar qualquer carro q vc quisesse, caralho é inexplicavel

e outro boom pra mim foi a intro de onimusha 3, aquilo eu fiquei maluco e implorei pra minha tia pra me dar um ps2

curiosamente so tive isso no ps2

Geraldo Grêmio
  •  32317 posts
  •  

Locke escreveu: Uma história que serve para ilustrar o salto 16 > 32/64 é a de Star Fox 2. O jogo estava pronto para ser lançado em 1995. O cartucho usava um chip especial para extrair ao máximo da capacidade gráfica do SNES. Mas quando a Nintendo viu que a nova geração tornaria ridículos aqueles gráficos de lego low poly, desistiu de lançar. Só mesmo em 2017 encontrou a luz do dia.

Imagem
    Bom, em relacao a Star Fox 2, nao creio que seja isso o motivo do cancelamento.

A nintendo trabalhava no project reality (N64) desde 1993, entao ja se sabia que os graficos seriam ultrapassados em 1995. O que se fez foi passar as ideias desse jogo pro Star Fox 64.

E em relacao a qual salto foi mais impressionante, eh dificil dizer, isso eh muito pessoal. Pra mim, o salto 32/64 > 128 foi mais foda porque muitos jogos que eram impossiveis de serem feitos na geracao 32 (por limitacoes dos consoles mesmo, seja hardware ou midia, como no n64) vieram a tona

Pra mim, os maiores choques foram Mario64> Zelda OoT > GTA 3, por ordem de lancamento.

Grafico bonito, ate se tinha antes. Se voce pensar que Daytona Usa eh de 1993, os graficos de SAT, PSX e N64 ja sairam ultrapassados.

Imagem

e que em 1996 ja tinhamos a Model 3, rodando Virtua Fighter 3 e Scud Race, graficos que so foram superados la no dreamcast em 1999/2000, e que davam pau em varias CG's do Psx

Imagem

Imagem

entao pelo menos pra mim, grafico foda nunca foi uma coisa que realmente me impressionou se o principal atrativo do jogo for so isso. Voce acha bonito e talz, mas meia hora depois voce larga.

A diferenca de liberdade que esses jogos deram, a imersao (essa eh a palavra), que te arrasta pra dentro daquele mundo, foi o que me cativou. E acho que pra muita gente, foi o que marcou.

Claro, teve jogos que me impressionaram em escala menor a esses 3 que eu citei, como RE2, Silent Hill, Goldeneye 007 e alguns outros, mas no geral eh isso ai.

Sam Fisher SC
  •  32118 posts
  •  

realmente essa parte grafica nunca foi muito chamativa pra mim, pq a gente via cada coisa nos fliperamas q eram melhor q os consoles q tinhamos em casa
    até pq quem ditava a parte grafica dessa epoca eram justamente as maquinas de arcade e quando vc conseguia jogar um fliperama em casa era foda
    o dreamcast começou a fazer isso
    eu tive um e jogar marvel vs capcom 2 em casa era um negocio do caralho
    a palavra correta como vc disse era imersao mesmo
    tivemos depois varios jogos fodas no ps3 e ps4 mas nunca mais tive a mesma sensação de imersão q essa geração ps2 passou pra mim

Geraldo Grêmio
  •  32317 posts
  •  

Tem isso tambem,essa geracao DC/PS2/GC/Xbox foi a primeira a superar realmente os arcades.

depois disso, nao tinha mais sentido ir pro fliper por jogos que voce jogava com muito mais qualidade em casa.

ai caramba
  •  30852 posts
  •  

vcs tao esquecendo que no PC ja tinhamos jogos enormes e livres em 3D

The elder scrolls 2 eh de 96 !!! que era um open world gigantesco

Quake 3 Arena eh de 99 que era um shoter lindo e animal

Half Life eh de 98 e era um jogo cinematografico muito bonito e grandioso

todos full 3D. Se for sempre pegar como referencia os hardwares de ponta e comparar com um console, entao nunca teve salto de geracao.

O lance eh que tanto arcade quanto pc tinham acessibilidade limitada, arcade por vc precisar se deslocar, comprar fichas e PC pq eram extremamente caros. Entao o certo eh contar saltos de console pra console. Do Snes pro PS1 e principalmente N64 foi um salto gigantesco pq mtos generos novos foram criados. Mto maior que PS1/PS2.

Geraldo Grêmio
  •  32317 posts
  •  

PC era muito mais restrito que qualquer coisa (no Brasil pelo menos).

Arcades eram muito mais populares. Ver os graficos era muito mais facil q um PC.

d2xp
  •  10458 posts
  •  

esse jogo explodiu minha mente quando vi ele, assim como foi com o GTA1

Bliss
  •  32248 posts
  •  

Eu fui descobrir que PC servia pra jogo também já na geração PS2 :lolsuper: e de fato, quando eu vi BF 1942 foi algo de outro mundo

Arcade impressionava bem mais mesmo

MENSAGENS RECENTES

Só vai ter time verde na série A 202[…]

tem que fazer um churras em cada regiao

:lolsuper: :lolsuper: :lolsuper: :lolsuper:

O melhor conteúdo: seguro, estável e de fácil manutenção, desde 2012